Em Breve:
Plano de Investimento

Uma ferramenta dinâmica e interativa que auxiliará os gestores a planejar seus investimentos em saúde, oferecendo um ambiente completo para a elaboração de projetos contemplando a parte de infraestrutura, equipamentos e profissionais de acordo com as necessidades do estabelecimento de saúde desejado.

SOMASUS

Tenha em seu plano de investimento:

Plano de organizado em:

Estabelecimentos

Estabelecimentos

Divisões

Divisões

Setores

Setores

Ambientes

Ambientes

Equipamentos

Equipamentos

Fechar

Estabelecimentos

Um Estabelecimento de Saúde é um local onde se oferecem serviços de saúde para as pessoas, de acordo com as suas necessidades e condições. Os Estabelecimentos de Saúde podem ter diferentes características, como o tamanho, a capacidade, os recursos e os profissionais disponíveis, para atender a diferentes tipos de problemas e situações de saúde.

Os Estabelecimentos de Saúde são parte integrante do sistema de saúde, que visa garantir o acesso, a qualidade e a integralidade da atenção à saúde da população. Cada Estabelecimento tem uma função específica dentro do sistema, podendo ser responsável por ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde.

Exemplos de Estabelecimentos: Hospital, Ambulatório, Unidade Básica de Saúde, etc.

Divisões

Uma forma de organizar os serviços de saúde em um Estabelecimento é por meio de Divisões, que são áreas que atendem a um determinado perfil ou demanda de pacientes.

Cada Divisão possui um propósito definido e representa um segmento ou uma área especializada dentro do Estabelecimento de Saúde. De acordo com as atividades realizadas, a Divisão está apta para atender a problemas de saúde semelhantes ou para prover serviços determinados.

Exemplo de Divisões: Internação - composta por um conjunto de atividades que visa prestar assistência a pacientes que precisam de cuidados contínuos por mais de 24h.

Setores

Dentro de cada Divisão, em um Estabelecimento de Saúde, podem existir subdivisões ou áreas mais específicas, chamadas de Setores.

Os Setores são compostos por diversos ambientes e geralmente refletem a complexidade e a especialização das atividades desenvolvidas, permitindo uma abordagem mais específica para as diferentes demandas de saúde. Essa estruturação visa organizar o serviço e otimizar o atendimento aos pacientes, proporcionando um cuidado adaptado às suas necessidades específicas.

Exemplo de Setor: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que faz parte do Setor “Internação”. A UTI é destinada a pacientes que necessitam de monitoramento e suporte contínuos de suas funções vitais, podendo ser dividida de acordo com as suas especialidades, como UTI cardíaca, UTI neurológica, UTI pediátrica, etc.

Ambientes

Os Ambientes são os locais de um Estabelecimento de Saúde onde as atividades são propriamente realizadas, sejam elas relacionadas a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, ou ainda atividades logísticas, administrativas, de ensino e pesquisa em saúde.

Esses ambientes devem ser planejados, organizados e gerenciados de acordo com as normas técnicas e sanitárias vigentes, visando garantir a segurança, a qualidade e a humanização do atendimento aos usuários e aos profissionais de saúde.

Exemplos de Ambientes: Posto de Enfermagem, Sala de Vacina, Enfermaria, Quarto de isolamento, Banheiro, DML, copa, etc.

Equipamentos

Os itens médico-assistenciais e os demais materiais permanentes que são utilizados pelos profissionais de saúde ou pelos pacientes para a realização das atividades nos ambientes são chamados de equipamentos.

Exemplos de Equipamentos: Aparelhos de Raio X; Estetoscópio; Mesa de Escritório;Computador.

Voltar ao Início